20 Maio, Quarta-feira

"O Poço e a Estrada, Biografia de Agustina Bessa-Luís"
de Isabel Rio Novo

Com Isabel Rio Novo
Moderação de João Rasteiro
Hotel Quinta das Lágrimas
Entrada Livre


Agustina: uma mulher controversa, uma vida extraordinária, uma obra genial.

«Mas tenho uma história, e que história. […] Ninguém a conhece.» Era com estas palavras enigmáticas que, aos setenta anos, muito perto da viragem do século, Agustina Bessa-Luís perspectivava a sua existência. Já nessa altura contava com mais de cinquenta títulos, entre romances, contos, biografias, peças de teatro, ensaios, livros para a infância e de memórias, dialogando com a História, com a sociedade que a rodeava, com outros escritores, com outros artistas.

Desde cedo, Agustina revelou ter consciência de que não era uma pessoa convencional. Não foi uma criança comum. Não casou nas circunstâncias que se esperariam de uma rapariga da sua condição social. Não foi a típica esposa e mãe burguesas. Não foi a apoiante política esperada. Nunca se afirmou feminista, mas a sua história de vida foi mais radical e corajosa do que a de muitas feministas convictas. E, como escritora, raros são os que têm dúvidas em apontá-la como uma das mais geniais e complexas personalidades da literatura em língua portuguesa.

Através de uma pesquisa extensiva e rigorosa, baseada em dezenas de entrevistas, testemunhos, documentários, registos oficiais e textos epistolares, estabelecendo pontes constantes com a obra literária de Agustina, Isabel Rio Novo, uma das mais talentosas romancistas portuguesas da actualidade, reconstitui o percurso de vida de uma figura ímpar da nossa cultura contemporânea, numa biografia que se lê como um romance.

© Paulo M.Morais

Isabel Rio Novo nasceu e cresceu no Porto, onde fez mestrado em História da Cultura Portuguesa e se doutorou em Literatura Comparada. Ao longo do seu percurso académico, recebeu bolsas da Fundação para a Ciência e Tecnologia, do Instituto Camões, da Fundação Engenheiro António de Almeida e da Fundação Calouste Gulbenkian. Lecciona história da arte, estudos literários, escrita criativa e outras disciplinas nas áreas da literatura, da história e dos estudos interartes, e é autora de várias publicações nessas áreas, com destaque para o dicionário ilustrado Literatura Portuguesa no Mundo (2005), em parceria com Célia Vieira. Enquanto ficcionista, está representada em antologias de contos e colabora com ensaios e textos de ficção nas revistas Granta, Egoísta, LER e Colóquio/Letras. É autora da narrativa fantástica O Diabo Tranquilo (2004), a partir de poemas de Daniel Maia-Pinto Rodrigues, da novela A Caridade (2005, Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes), do livro de contos Histórias com Santos (2014) e dos romances Rio do Esquecimento (2016, finalista do Prémio LeYa e semifinalista do Prémio Oceanos), Madalena (inédito, Prémio Literário João Gaspar Simões), A Febre das Almas Sensíveis (2018, finalista do Prémio LeYa) e Rua de Paris em Dia de Chuva (2020), escrito ao abrigo de uma Bolsa de Criação Literária atribuída pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB). Em 2019 publicou O Poço e a Estrada, biografia de Agustina Bessa-Luís.

João Rasteiro

Ameal - Coimbra, 1965, é Licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Universidade de Coimbra. Integra a Direção do PEN Clube Português e os Conselhos editoriais das Revistas “DEVIR: Revista Ibero-americana de Cultura” e “Folhas, Letras & Outros Ofícios". Tem poemas publicados em Itália, França, Espanha, Finlândia, República Checa, Hungria, USA, Brasil, Argentina, México, Chile, Honduras, Nicarágua e Colômbia e vários poemas traduzidos para o espanhol, catalão, italiano, inglês, francês, holandês, checo, finlandês, húngaro, japonês, persa e occitano. Obteve vários prémios, entre eles o Prémio Literário Manuel António Pina (2010). Publicou 18 livros de poesia (Portugal, Brasil e Espanha), que vão de A Respiração das Vértebras, 2001 a Levedura, 2019. Publicou em 2020 o livro de contos Governadores de Orvalho e prepara-se para neste 2021 ver publicada pela Porto Editora a antologia: OFÍCIO Poesia: 2000-2020. Em 2016, conjuntamente com Paulo José Miranda, foi poeta convidado a representar Portugal, no Festival de poesia VOIX VIVES, de Méditerranée en Méditerranée, em Sète, Languedoc, França. Em 2009 e 2018 organizou antologias dedicadas à poesia portuguesa, respectivamente: “Poesia Portuguesa Hoje” (Arquitrave, Colômbia) e “Aquí, en Esta Babilonia” (Amargord, Espanha). Em 2017, o grupo ‘Os Controversos’ (com encenação e adaptação dramatúrgica de Ricardo Kalash) levou à cena no Convento São Francisco (Coimbra), a peça ‘A rose is a rose’, a partir do livro “A rose is a rose is a rose et coetera” Escreveu algumas letras para a denominada ‘Canção de Coimbra’. Vive e trabalha (Casa da Escrita/CMC) em Coimbra.