Apresentação e Calendário
2023 assinala a 3ª edição de “Abril no Feminino”. Em Coimbra, de 5 a 27 de Abril, vamos poder acompanhar, em espaços museológicos, equipamentos culturais e património histórico da cidade, uma programação plural e inclusiva focada essencialmente nas mulheres. Teatro, Cinema, Arte, Literatura, Poesia, Fotografia e Gastronomia preenchem as sessões propostas, em formatos diversos.
Evocaremos Maria Lamas, figura cimeira do activismo político, autora de “As Mulheres do meu País”, obra que será revisitada, setenta e muitos anos depois da sua publicação, pela escritora e jornalista Susana Moreira Marques e pela cineasta Marta Pessoa. Natália Correia, em ano de centenário, personalidade marcante e singular na sociedade portuguesa contemporânea, será recordada no recital conduzido pelas actrizes Helena Faria e Teresa Faria. Daremos voz às mulheres que lutaram pela liberdade em tempos de ditadura, com Joana Brandão, quando completamos quase meio século sobre um inesquecível dia em que “numa rubra fraternidade de cravos os homens saudaram a revolução”. A instalação “As Penélopes”, pela equipa Bairro dos Livros, as fotografias de Bárbara Marques, a conversa com Olga Cavaleiro e a palestra de Pedro Miguel Ferrão, completam o programa.
Sem financiamento público, “Abril no Feminino” acontece graças aos nossos mecenas, apoiantes empresariais, parceiros media e de acolhimento. A todos eles o nosso comovido agradecimento. Mas também um especial obrigada aos nossos convidados que, com o seu entusiasmo e cumplicidade, tornaram possível a presente edição.
O tempo de hoje, para muitas mulheres, neste violento e conturbado mundo, é ainda de “reclusão em céu aberto”. Conhecidas e anónimas fizeram a diferença e foram determinantes para a mudança, como lembra a presente edição. Mas há muito ainda a fazer. Não deixemos o futuro de lado. “Se deixarmos de olhar para o futuro com olhos de quem acredita que é possível melhorá-lo, estamos completamente tramados”. Onésio Teotónio Almeida
ABRIL NO FEMININO É UM PROJECTO CULTURAL DA AUTORIA DE MARGARIDA MENDES SILVA, PRODUZIDO PELA CULTURA E RISCO ASSOCIAÇÃO CULTURAL
TODA A PROGRAMAÇÃO EM WWW.ABRILNOFEMININO.PT
Texto escrito de acordo com a antiga ortografia