20 Abril, Quinta-feira , 18h00

O Conto da Couve, Fios de Luz e de Sombra

com Olga Cavaleiro

© Olga Cavaleiro

Pelas viagens que realiza, Olga Cavaleiro descobriu um Portugal Gastronómico pleno de pronúncias alimentares onde a mesa tem as marcas da geografia e é ponto de chegada de uma história da fome e da abundância. Fascinada pelas diferenças das cozinhas regionais, vai ao encontro das singularidades que constroem linhas invisíveis que atravessam o território do nosso Portugal. A criatividade e a inovação na cozinha apresentam-se como momentos naturais na longa aventura alimentar das comunidades. Investigar dá-nos as respostas e ajuda-nos a preparar o futuro. Uma conversa, uma viagem e, no fim do destino, um conto que se come e se saboreia.

Museu Nacional de Machado de Castro
Entrada livre sujeita à lotação da sala


Em viagem, descubro o Portugal Gastronómico
A sociologia ensinou-me que era possível descobrir o mundo através da minha janela. Aprendi a olhar os outros pelo que eles me diziam e não pelo que eu pensava. Pelas viagens descobri um Portugal Gastronómico pleno de pronúncias alimentares onde a mesa tem as marcas da geografia e é ponto de chegada de uma história da fome e da abundância. Fascinada pelas diferenças das cozinhas regionais, quero ir ao encontro das singularidades que constroem linhas invisíveis que atravessam o território do nosso Portugal.

As Mãos por detrás das receitas
Ouvir as pessoas dá-nos o entendimento perfeito sobre a forma como as comunidades organizavam o seu calendário alimentar. Da geografia à cultura, a alimentação sustém-se de práticas agrícolas e de transformação onde o sabor sempre foi o mote para a transformação dos produtos. A criatividade e a inovação na cozinha apresentam-se como momentos naturais na longa aventura alimentar das comunidades. Investigar dá-nos as respostas e ajuda-nos a preparar o futuro.

Adoro dar aulas
Formadora em várias escolas de Hotelaria e Turismo descubro o prazer de contar as histórias entrelaçadas da cozinha portuguesa. Da geografia à história, a gastronomia como uma paixão a partir de uma sala de aula.

Em Tentúgal, tenho o meu chão
A doçaria de Tentúgal acompanha-me desde que nasci é o berço do meu sabor. Por isso, preservo a sua história como uma marca de família e da comunidade a que pertenço.

Viver #semanualdeinstruções
Viver na liberdade da expectativa, no entusiasmo da descoberta, no seguir o rio curva após curva, no pôr-de-sol que se esconde para além do planalto. Viver segundo a emoção. Viver #semanualdeinstruções.

© Olga Cavaleiro

Olga Cavaleiro nasceu em 1971 em Tentúgal, Montemor-o-Velho. É licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Em 1996 concluiu o Curso de Pós-Graduação em Direito da Comunicação na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e em 2018 o Mestrado Alimentação, Fontes, Cultura e Sociedade da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com a nota final de 19 valores pelo trabalho: Portugal Gastronómico: a gastronomia portuguesa e as cozinhas regionais.

Em 2019, foi convidada para elaborar a Carta Gastronómica das Aldeias Históricas de Portugal, tarefa que concluiu em Junho de 2020. Neste contexto, fez um amplo trabalho de campo que permitiu a inventariação do receituário local e o mapeamento dos mesmos. No ano de 2020, a convite das Edições do Gosto, realizou um trabalho de investigação sobre as Ostras e Bivalves da Ria de Aveiro. Em 2021, iniciou a elaboração da Carta Gastronómica dos concelhos de Santa Comba Dão, Mortágua, Tondela, Carregal do Sal e Águeda, tarefa que se encontra em concretização. Recentemente realizou a Carta de Segredos Gastronómicos da Região Dão Lafões onde explorou as práticas seculares associadas ao receituário das comunidades de V. N. de Paiva, Viseu, S. Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades.

Responsável pelas áreas da história e cultura da gastronomia portuguesa em várias escolas de Hotelaria e Turismo da Rede Turismo Portugal, dá aulas em Lamego, Porto e Coimbra. Em 2019, é convidada para leccionar no Mestrado em Ciências Gastronómicas, curso que resulta da parceria entre o Instituto Politécnico do Porto e a Faculdade de Ciências de Nutrição e Alimentação. Ainda em 2019, foi convidada para leccionar a UC Cultura e Gastronomia no âmbito da Pós-Graduação em Enoturismo e Sommelier na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Porto.

Em 2007 dirige o complexo processo de qualificação do Pastel de Tentúgal IGP enquanto presidente da Associação de Pasteleiros de Tentúgal. É nesse ano que funda com dois amigos a Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal e, em 2012, se candidata à presidência da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas. Dos seus mandatos é de realçar a institucionalização do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa e a construção do site tradicional.pt em colaboração com a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR).