04 Abril, Sexta-feira , 18h00

Isabel de Aragão, Rainha de Portugal: mulher e cidadã

com António Rebelo e Maria José Azevedo Santos
Moderação de Carlota Simões

Francisco de Zurbarán, Santa Isabel de Portugal, 1635

No ano em que se celebram os 700 anos da peregrinação da Rainha Santa Isabel a Santiago de Compostela, esta sessão pretende dar a conhecer ao público a «cidadã» Isabel de Portugal, o seu papel diplomático como rainha, o seu lado empreendedor associado à fundação do Mosteiro de Santa Clara: será que a acção de Isabel de Portugal se poderia hoje designar por empreendedorismo social avant la lettre?

Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Sala de São Pedro
Entrada livre, com reserva obrigatória para bg-eventos@bg.uc.pt


António Manuel Ribeiro Rebelo é Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde lecciona desde 1988, e investigador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. É Director do Centro de Línguas da Faculdade de Letras; é membro da Assembleia da Faculdade de Letras e da Comissão Científica do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, embora já tivesse desempenhado outras funções académicas. Na Univ. de Coimbra, ocupou várias funções no Instituto de Estudos Clássicos, nos Conselhos Pedagógico e Científico da Faculdade e desempenhou também os cargos de Subdirector e Director da Faculdade de Letras. É co-coordenador (juntamente com Margarida Miranda) do Projecto inter-universitário de edição e tradução do Curso Aristotélico Jesuíta Conimbricense. Director Principal (juntamente com José Luís Brandão e Margarida Lopes Miranda) da “Série Autores Gregos e Latinos” dos Classica Digitalia da Imprensa da Universidade de Coimbra. Tem desenvolvido a sua investigação no âmbito das literaturas clássicas, do latim dos autores cristãos, da filologia latina medieval (tendo orientado teses de mestrado e de doutoramento nesta área), dos estudos cristãos e medievais, dos estudos religiosos, do latim renascentista, da literatura portuguesa, da ecdótica e da didáctica das línguas clássicas. No âmbito destas áreas, publicou dezenas de títulos, entre obras, artigos em revistas científicas, capítulos de livros e traduções científicas. Participou em vários projectos científicos, tendo coordenado alguns deles. É membro de várias sociedades académicas e científicas. Foi presidente da Confraria da Rainha Santa Isabel de 2010 a 2019.





Maria José Azevedo Santos, nascida em Coimbra é historiadora da Idade Média Portuguesa, Professora Catedrática Jubilada da Faculdade Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Proferiu largas centenas de conferências e orientou seminários e cursos breves em Paleografia e Diplomática Medievais Latinas e Portuguesas, a sua área nuclear de investigação, em universidades de vários países europeus e do Brasil.

É investigadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra.

De 2003 a 2011, desempenhou o cargo de Diretora do Arquivo da Universidade de Coimbra. Criou o Prémio «A Arte de ler», destinado a promover a investigação histórica, com recurso a fontes paleográficas. Foi responsável pela criação do mestrado em «Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade», da FLUC,em 2008. É autora de largas dezenas de livros e artigos,muitos deles premiados, de que se destacam alguns sobre a figura Rainha Santa Isabel. Pertence a inúmeras academias e associações científicas em Portugal e no estrangeiro.


Carlota Simões, doutorada em Matemática pela Universidade de Twente,nos Países Baixos, é professora no Departamento de Matemática daFaculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC).Fez parte da direcção do Museu da Ciência da UC entre 2007 e 2019 (Vice-Directora entre 2007 e 2015 e Directora entre 2015 e 2019).É autora de Descobre a Matemática e co-autora de Descobre o Som, obras de divulgação da matemática publicadas pela Editorial Bizâncio.Na Imprensa da Universidade publicou, como co-editora, as obras História da Ciência Luso-Brasileira e História da Ciência na Universidade de Coimbra (com Carlos Fiolhais e Décio Ruivo Martins), Portugueses na Austrália (com Francisco Contente Domingues), Visto de Coimbra (com Margarida Miranda e Pedro Casaleiro), Escala em Coimbra (com Noël Golvers) e Bichos Vividos (com Ana Paula Guimarães).É Membro Correspondente da Classe de Artes, Letras e Ciências da Academia de Marinha e actualmente é Directora da Imprensa da Universidade.