24 Abril, Quinta-feira
25 MULHERES
de Raquel Costa

25 Conversas é uma dinâmica de jogo pensada para estimular a participação e interacção com jovens, no âmbito da realização da sessão de apresentação do livro «25 Mulheres». A orientação da actividade visa promover a escuta activa e a partilha de diferentes pontos de vista, enquanto motores da empatia e do aprofundamento das temáticas enunciadas.
Escola Secundária D. Duarte
14h30
CONVERSA
Perfis femininos no caminho pela liberdade! Neste livro somos convidados a conhecer as histórias de 25 Mulheres, contadas pela sua voz. Esta viagem à sociedade portuguesa do início dos anos 70, espelha as contradições da condição feminina, com as quais ainda nos debatemos hoje, meio século depois. O que mudou? Como mudou? Como nos víamos na altura? Como nos vemos agora?
Livraria Bruaá
18h30
Presença da autora
Participação de Helena Faria
Moderação de Miguel Gouveia
ACÇÃO EDUCATIVA

“25 Conversas” é uma dinâmica de jogo pensada para estimular a participação e interação com jovens, no âmbito da realização de sessões de apresentação do livro “25 Mulheres” em escolas e/ou bibliotecas escolares.
Esta sessão é dirigida a alunos do 9. ano do Ensino Básico com uma duração aproximada de 60 minutos.
Num primeiro momento, é feita uma breve apresentação do livro, abordando algumas ideias sobre a sua génese, focando os temas estruturais que nele encontramos, e explorando alguns aspectos relativos ao processo criativo – quer no que concerne ao exercício
da escrita, quer ao da ilustração), dando espaço para eventuais intervenções e questões
por parte dos estudantes.
Num segundo momento, é iniciada a dinâmica de jogo sustentada por um conjunto de 25 cartas – uma carta para cada personagem do livro –, contendo questões que permitem aprofundar os temas e referências intrínsecos a cada narrativa. As cartas funcionarão, então, como desbloqueador de conversa, com o intuito de promover um diálogo intergeracional – entre a autora, professores/as e estudantes – sobre questões relacionadas com igualdade, justiça social e direitos das mulheres.
CONVERSA
25 MULHERES É UM ÁLBUM ILUSTRADO QUE CELEBRA E QUESTIONA A CONDIÇÃO FEMININA EM PORTUGAL, NOS ÚLTIMOS 50 ANOS.
Numa época em que assistimos ao ressurgimento de um discurso menorizador do papel da mulher na sociedade, somos convidados a viajar até ao Portugal do início dos anos 70, através das histórias ficcionadas de 25 MULHERES. Acima de tudo, fica o desejo de que este livro favoreça a curiosidade e o diálogo, quer pelo aprofundamento das raízes históricas dos relatos aqui narrados, quer pela indagação do significado contemporâneo de ser mulher. Tal como o caminho para a liberdade, este é um livro em permanente construção.

Raquel Costa nasceu no Porto em 1979. É artista visual, autora, ilustradora, e educadora. Formou-se em Artes Plásticas – Escultura pela Faculdade de Belas Artes do Porto e é Mestre em Ensino de Artes Visuais. Conta já com duas dezenas de livros publicados, alguns dos quais integrados no Plano Nacional de Leitura, e finalistas de diversos concursos internacionais de ilustração. Destaque para “Noa”, escrito por Susana Cardoso Ferreira, seleccionado para o catálogo White Ravens, da Biblioteca Juvenil Internacional de Munique em 2021, finalista do Concurso de Ilustração da Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha e vencedor do Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância em 2022. É co-fundadora do Little Black Spot Creative Studio, com trabalho executado de forma multidisciplinar; em áreas tão distintas como a ilustração, o desenvolvimento visual para animação, design de interiores e mobiliário e design de comunicação. Participa regularmente em exposições a solo e colectivas, tanto em território nacional, como no estrangeiro, e dirige oficinas de ilustração para crianças e adultos. É actualmente docente assistente convidada na Escola Superior de Design do IPCA, e formadora na Adobe para a área da Ilustração Digital.
raquelcosta@littleblackspot.com
www.littleblackspot.com
@littleblackspot
@littleblackspotstudio

Helena Faria é actriz, narradora, educadora. Iniciou o seu percurso teatral no teatro universitário em Coimbra no CITAC. Licenciada em Teatro pela Universidade de Évora. Especialista em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Estagiou na École Internationale de Théatre Jacques Lecoq com orientação do mestre Jacques Lecoq. Mestre em Análise Textual e Literatura Infantil pela Universidade do Minho. Trabalhou e aprendeu com Mário Barradas, José Carretas, Jacques Lecoq, Norman Taylor, Paulo Coimbra, João Maria André, Marcia Haufrecht, Vvoitek, Regina Goerger, Antón Valen, Eugénio Barba, Anatoli Vassiliev, Daniel Simon, José Barata, José Geraldo, Pierre Voltz, Richard Schechner, entre outros. Foi co-fundadora de Teatrão, Efémero e Camaleão. Trabalhou como actriz, dramaturga e encenadora em várias companhias de teatro da região Centro (Teatrão, Teatro das Beiras, Efémero, Camaleão) e em projectos pontuais em Lisboa, Porto e Coimbra. Dedicou parte da sua carreira à mediação e promoção do livro e da leitura, principalmente através da narração oral, tendo participado em Festivais internacionais em Portugal, Espanha, Brasil e Argentina. Nos últimos anos tem integrado equipas de serviços educativos em estruturas de mediação de cultura científica e patrimonial.

Miguel Gouveia nasce tirsense com um par de costelas durienses. Se bem se lembra, é nos últimos anos do liceu que começa a interessar-se pela leitura em voz alta, prática que tem vindo a estudar e a desenvolver ao longo dos anos. Como leitor sonoro, apresenta-se em bibliotecas, escolas, livrarias, associações e festivais com os «Concertos de Leitura», designação emprestada do escritor brasileiro Rubem Alves. Para além da leitura em voz alta, dedica-se a tempo inteiro à edição, à tradução e à narração oral. Actualmente é também livreiro na Bruaá / Livraria do Convento, em Coimbra, onde regularmente apresenta os «Concertos de Leitura».