ABRIL NO FEMININO – 4 ª EDIÇÃO 2025 | AS CONVERSAS

Notícia publicada a 06-05-2025, 00h00

«Isabel de Aragão, Rainha de Portugal: mulher e cidadã» foi o tema da primeira conversa programada, no ano em que se assinalam os 700 anos da peregrinação da Rainha Santa Isabel a Santiago de Compostela. Com Maria José Azevedo Santos e António Rebelo, moderação de Carlota Simões, conhecemos com mais detalhe a mulher e cidadã, o seu papel político e o seu relevante exercício diplomático, o seu lado de empreendedora social, cuidadora dos mais frágeis e dos desprotegidos. A Sala São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra foi pequena para acolher todos aqueles que quiseram assistir à sessão, brilhantemente protagonizada pelos oradores convidados, prendendo a atenção do público presente.

Conversa Isabel 1
Conversa Isabel 2
Conversa Isabel 3

Márcia foi a convidada da segunda conversa, conduzida por João Gobern, a qual decorreu nas Piscinas do Mondego. Sendo um dos maiores valores femininos da Música Portuguesa, Márcia escreve, compõe e canta como poucas (e poucos…), grava com uma assiduidade invejável, deixando canções inscritas no património do bom gosto. Neste encontro informal, a artista revelou simplicidade e assertividade. Falou-se do seu percurso artístico, das dificuldades do meio, dos desafios e das inquietações do mundo de hoje, do seu mais recente trabalho discográfico, de uma exposição para futuro, entre outros projectos. Terminada a sessão, logo de seguida “Tudo Menos Futebol”, duas horas de música, com canções criteriosamente escolhidas por João Gobern, com um denominador comum: vozes no feminino. Márcia, Né Ladeiras, Rita Redshoes, A Garota Não, Lena d’Água, entre muitas outras, fizeram-se ouvir. Uma feliz escolha de canções, do jornalista, crítico de música, homem da rádio (com vários programas de autor e séries especiais dedicadas a grandes figuras da música) e… comentador de futebol!

Conversa Márcia 1
Conversa Márcia 2
Conversa Márcia 3
Conversa Márcia 4

A terceira conversa abordou o tema «Idadismo. Vamos ou ficamos? Ficamos!», sabiamente moderada por Maria Flor Pedroso, com a participação das convidadas Cristina Robalo Cordeiro, Maria Manuel Leitão Marques, Rosário Gama e Teresa Mendes. Uma sala repleta (Sala Almedina, Convento São Francisco), com um público muito atento ao debate que se gerou em torno do tema eleito. Falou-se do preconceito com base na idade, os seus impactos sociais, profissionais e emocionais, sobretudo sobre as mulheres com mais idade. Um encontro marcante e inspirador, com estimulantes intervenções das oradoras, as quais partilharam experiências, testemunhos, sugestões e informações, certamente de grande utilidade para todos os presentes. A temática do Idadismo, pela sua actualidade e urgência na agenda global, deve merecer maior atenção por parte da comunidade, das instituições e dos decisores políticos.

Conversa Ida 1
Conversa Ida 2
Conversa Ida 3

Fotografias de Marisa Martins.