Ciclo de Cinema “Como Elas Cantam”!

Notícia publicada a 17-04-2019, 18h33

Abrimos com Janis Joplin, e a exibição de “Janis: Little Girl Blue,” de Amy Berg. Francisco Amaral, personalidade incontornável da rádio portuguesa e a quem estão associados alguns dos melhores programas de autor, foi nosso convidado para falar sobre Janis e comentar o filme anunciado. Escutámos uma leitura pessoal e atenta sobre o percurso de vida de uma mulher singular, cuja vida breve e tumultuosa ditou o fim de uma carreira artística que marcou uma geração.

Na semana seguinte, foi a vez do filme documentário “Sarah Vaughan: The Divine One”, realizado em 1993, por Matthew Seig. Com apresentação de Rui Moutinho, profundo conhecedor de jazz, a carreira da artista foi sumariamente abordada, com partilha de alguns aspectos e detalhes que contribuíram para uma visão mais rica do universo artístico da cantora, que mereceu por parte de Philippe Carles, crítico de jazz, a afirmação de estarmos na presença da “mais completa e notável vocalista do jazz moderno”.

E fechámos com Violeta Parra e o filme “Violeta foi para o céu” de Andrés Wood, sessão que contou com a apresentação de Né Ladeiras, que resumiu de forma emotiva a vida intensa e breve da mais importante folclorista chilena e criadora da música popular de seu país. Da infância humilde até se transformar em sensação internacional e heroína nacional, entre memórias e canções, Violeta é retratada neste filme com a intensidade das suas contradições, esperanças e paixões.

Crédito de Nelson Gomes.